Sindicato Rural de Ibiúna: 50 anos

Em junho de 1968, em caráter provisório, tiveram início as atividades do Sindicato Rural de Ibiúna, com a sua primeira diretoria formada com Chioshi Samano, presidente, José Gomes (Linense), secretário, e Issao Saito, tesoureiro. A direção provisória intensificou as atividades já no início e recebeu, em 11 de novembro de 1968, a Carta Sindical, o que garantiu o direito do sindicato reeleger a diretoria definitiva.
Ainda no fim da década de 60, o Sindicato de Ibiúna já era uma referência em todo o estado. “Por isso, ajudamos na reorganização do Sindicato Rural de Piedade e na fundação dos sindicatos de Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Iguape, Suzano e outros que copiaram o sistema de funcionamento de Ibiúna”, conta o pesquisador José Gomes (Linense).
A diretoria que deu início construiu a sede própria, na Rua Pinduca Soares, com consultório médico e dentário, além de serviços de despachante. O Sindicato também instalou o Hospital do Funrural, na Rua Francisco Romano. Na mesma época, em Ibiúna, aconteceu a primeira concentração de produtores rurais, que substituiu as caixas de madeiras para novos sistemas de embalagens, usados atualmente nos supermercados, sacolões, quitandas e feiras livres. Outra grande conquista para o município que contou com a participação do Sindicato, foi a construção da agência do Banco do Brasil na cidade.
Atualmente, com 50 anos de existência, o Sindicato Rural de Ibiúna está construindo uma nova sede, na Rua José Bonifácio, 150 – próximo à Cetril. A entidade possui convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, por isso, oferece diversos cursos gratuitamente para toda a população, como o de turismo rural, cultivo sem uso de agrotóxicos, flores, artesanatos, entre outros.
Conveniada com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), a atual diretoria é composta pelo presidente Maurício Shiguenori Tachibana, vice-presidente Takeshi Saito, 1º secretário Roberto Hideyuki Okubo, 2º secretário Paulo Ossamo Yaegashi, Benedito Vieira de Camargo, 1º tesoureiro e Flaviano Osato, 2º tesoureiro.
Tels. 3241-1435 / 3241-1246.